Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Plenária Nacional dos Servidores e Servidoras Federais acontece nesta quinta-feira (27)

A Fenajufe encaminhou ofício assinado pelos coordenadores Engelberg Belém e Thiago Duarte aos sindicatos filiados na sexta-feira (21), onde orienta participação de todos na Plenária Nacional das Servidoras e Servidores Federais. O evento acontecerá na quinta-feira (27) por videoconferência.

O expediente disponibiliza ainda o link de inscrição para participação e o calendário de mobilização definido pelas entidades na reunião do Fonasefe ocorrida na mesma data.

A orientação da Fenajufe é que todos sindicatos participem com o máximo de servidores possíveis para que “a plenária sirva também como instrumento de engajamento dos servidores na campanha salarial /2022 dos SPFs iniciada no dia 18 de janeiro”.

Com indicativo de greve para o início de março, as servidoras e servidores públicos buscam reajuste de 19,99%. O índice é referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro, correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.

Mas é importante reforçar aqui que desde a entrada de Michel Temer no governo em 2016, quando foram encerradas as negociações, as categorias convivem com uma perda salarial de quase 30%.

A Fenajufe alerta para outro ponto que deve ser considerado que é o calendário eleitoral. Com essa observação é fundamental que os sindicatos mobilizem suas bases para fortalecer a luta por reajuste, em tempo hábil para deflagrar greve caso não haja diálogo com o governo.

Na ocasião da Plenária , as 24 entidades que compõem o Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais, incluindo a Fenajufe, além de outras representadas pelo Fonacate- Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado e Centrais Sindicais terão voz para apresentar avaliação e perspectivas, além de apontar ações para viabilizar o pleito dos servidores para a recomposição salarial imediata.

A Plenária tem início às 10h e será transmitida pelos canais de comunicação do Fonasefe.

Para participar é necessário fazer inscrição no endereço: https://forms.gle/ZyYq9r6MzY1qsZ4p8

Veja calendário aprovado pelo Fonasefe

27/01/22 – Plenária Nacional de mobilização dos servidores e servidoras públicos(as) federais;

02/02/22 – Atividade simbólica, como parte do processo de mobilização pela recomposição emergencial, em Brasília/DF, com faixaço por todo o país nos órgãos e prédios públicos.

07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”

14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve;

09/03/22 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais.

Ofício (AQUI)

Fenajufe