Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Mobilização dos servidores tem enfraquecido a PEC 32; hora de intensificar pressão

Em reunião da Frente Parlamentar do Serviço Público, entidades garantem atos em Brasília e nos estados.

A forte mobilização das servidoras e servidores públicos tem enfraquecido a reforma administrativa (PEC 32/20) do governo BolsoGuedes e, por isso, a pressão sobre os parlamentares precisa ser intensificada. Essa foi a avaliação das entidades que participaram da reunião da Frente Parlamentar do Serviço Público, nesta segunda-feira (18).

Pela Fenajufe, participação da coordenadora Lucena Pacheco e dos coordenadores Fabiano dos Santos e Roberto Policarpo.

Um dos coordenadores da Frente, deputado Rogério Correia (PT-MG), lembrou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por saber que não tem os 308 votos em plenário, não pautou a reforma administrativa para esta semana – o que não significa também que não possa fazê-lo se assim achar conveniente.

Para o deputado, outros dois pontos pesam contra Lira e o governo numa eventual votação nos próximos dias. Um: a proximidade com o dia dos professores, comemorado na última sexta (15) e que gerou e está gerando forte repercussão nas redes; e dois: o dia do servidor público na próxima semana (28 de outubro) e que será um dia nacional de mobilização.

De acordo com matéria do Valor Econômico, Arthur Lira afirmou a interlocutores que a PEC 32 ficará na gaveta até ocorrer “mobilização” dos setores interessados em aprová-la. Ou seja, o governo – que não estaria interessado por causa do desgaste em ano pré-eleitoral – e o mercado, que não gostou do texto aprovado na comissão especial.

Para o coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos foi muito importante, e um movimento acertado das entidades, o posicionamento contrário à totalidade da PEC 32 para que a proposta seja derrotada por completo na Câmara. Fabiano reforçou, ainda, que a batalha não está ganha: “o processo de mobilização precisa avançar e se intensificar com firmeza e unidade”.

Além dos atos em Brasília, o diretor lembrou da tarefa das entidades na construção do dia 28 de outubro como um dia de nacional de luta contra a destruição dos serviços públicos.

R$ 20 milhões

No início do mês, o assessor da Frente, Vladimir Nepomuceno denunciou a cartada desesperada do governo para aprovar a reforma administrativa: o valor de R$ 20 milhões em emendas parlamentares não impositivas, que não têm sua execução obrigatória no Orçamento da União, para tentar atingir os votos necessários. No entanto, mesmo com essa barganha, os deputados estão preocupados com as eleições de 2022 porque por onde andam se deparam com o “se votar não volta” dos servidores pelo País.

Observatório

Ferramenta importante disponibilizada pela Frente e atualizada diariamente é o Observatório da PEC 32 com os nomes dos favoráveis, contrários e indecisos para que as entidades utilizem na pressão aos parlamentares.

⇒ Acesse aqui o Observatório da PEC 32

A programação da semana até o momento segue assim:

18/10: pressão nos aeroportos de origem e em Brasília (tarde). Tuitaço às 19h;

19/10: 07 horas – pressão aeroporto de Brasília;

19/10: 14 horas – ato em frente ao Anexo II da Câmara;

20/10: 09 horas – concentração no Espaço do Servidor com caminhada ou outra atividade a definir;

20/10: 14 horas – vigília no Anexo II da Câmara;

21/10: manhã: atividade a definir;

21/10: vigília no Anexo II da Câmara.

Mobiliza Fenajufe

A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Selecione o estado e envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.

⇒ Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione!

Fenajufe