Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fonasefe inicia rodada de negociações com governo pela recomposição salarial emergencial dos servidores do Executivo

A Fenajufe acompanha o processo de negociação das servidoras e servidores públicos federais com o governo pela recomposição salarial emergencial do Executivo e por uma política salarial para o funcionalismo. Nessa última quinta-feira (16), o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), além das centrais sindicais, se reuniram com o secretário de Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho, Sérgio Mendonça para primeira rodada de negociação da mesa permanente de diálogo; o coordenador Fabiano dos Santos representou a Fenajufe.

Após o encontro com o secretário, o Fonasefe se reuniu para uma avaliação e definição dos próximos passos a partir da proposta do governo. Os coordenadores Fabiano dos Santos e Manoel Gérson participaram pela Federação. Além disso, o Fórum realizou ainda ontem uma live para dar informes às bases sobre a reunião com o governo federal.

O coordenador Fabiano dos Santos, na live, falou do processo de construção da recomposição parcial emergencial do Poder Judiciário, no enfrentamento com as demais entidades do Fonasefe, na luta pela reposição das perdas dos últimos anos. Ao enfatizar a importância da luta conjunta, Fabiano lembrou da proposta unilateral do Supremo Tribunal Federal (STF), que não atendeu às reivindicações dos servidores do PJU e que teve um rebaixamento adicional no Congresso Nacional no apagar das luzes de 2022, de 6%, que não repõe as perdas nem dos últimos 12 meses.

O diretor ressaltou a importância da unidade das entidades nas tratativas com o governo e destacou que a Fenajufe está extremamente solidária aos servidores do Executivo neste processo de negociação. Fabiano destacou que um patamar diferenciado da negociação dos servidores do Executivo pode ser uma referência positiva para avanços no Poder Judiciário.

Assista à live:

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos encaminhou, no início da noite do dia (17), proposta de reajuste salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023; e um reajuste de 43,6% no auxílio-alimentação, referente à variação acumulada do IPCA, de fevereiro/2016 a fevereiro de 2023, passando de R$ 458,00 para R$ 658,00.

Acesse qui a proposta do governo

Reunião ordinária

A Fenajufe também participou da reunião ordinária do Fonasefe, nesta última sexta-feira (17), para avaliação e discussão da proposta apresentada pelo governo na mesa nacional de negociação. O coordenador Manoel Gérson representou a Fenajufe e, em sua intervenção, apontou o respeito ao momento vivenciado pelas demais categorias, em luta por reposição emergencial, sendo essa pauta a que ocupa maior centralidade nesta fase inicial da mesa de negociação. Acrescentou que a Fenajufe segue no apoio à luta torcendo para que haja avanços, evitando atuar na discussão sobre a estratégia das demais entidades.

Gérson destacou a importância da abertura da mesa pelo governo, com retomada do diálogo com os trabalhadores, e a compreensão de que esse espaço deve se ampliar para abranger com maior destaque temas gerais: como a negociação coletiva e a revogação de normas que embargam a livre atuação sindical, como a que onera os sindicatos pela liberação de dirigentes e outras.

Por fim, mencionou que a sociedade e o governo vivem embates – por exemplo contra a atuação do Banco Central e pela redução dos juros – e deverá enfrentar a discussão de reforma tributária, sofrendo dura oposição de setores rentistas. No entanto, para o diretor, estes são temas de interesse geral, cabendo jogar peso considerando sua importância estruturante para financiamento do estado e dos serviços públicos.

Fenajufe