Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe reforça necessidade da desvinculação do Auxílio Emergencial da PEC 186

Sugestão foi reforçada pelo coordenador Policarpo em reunião do grupo de trabalho montado pelo PT com vários parlamentares

O grupo de trabalho montado pela Liderança do PT no Senado – senador Paulo Rocha (PA) e que congrega senadores, deputados federais, centrais sindicais e entidades nacionais dos trabalhadores – tanto do Serviço Público quatro da iniciativa privada – reuniu-se mais uma vez, na segunda-feira 1º de março. Na pauta, a preocupação com a estratégia do governo de chantagear a sociedade em troca dos R$ 250 de auxílio emergencial.

Convidada à participação desde a fundação do grupo, a Fenajufe esteve presente, representada pelo coordenador Roberto Policarpo. A experiência acumulada como parlamentar coloca o dirigente como peça importante no xadrez político das relações com o Congresso Nacional. Policarpo, na reunião acontecida em 22 de fevereiro, fez uma defesa contundente da desvinculação da PEC 186/19, do Auxílio Emergencial, o que reforçou a posição levada pelo grupo a Rodrigo Pacheco (DEM/MG), presidente do Senado.

Mais que análise de cenários e conjuntura, o grupo de trabalho compartilha informações. Com parlamentares integrando vários coletivos nas Casas Legislativas, essa troca de dados permite melhor entendimento do momento político e os riscos para o segmento, ainda elevadíssimos. Foi essa dinâmica que deu ao grupo o protagonismo no adiamento da votação da PEC Emergencial na semana passada, após reunião com o presidente do Senado.

Dessa vez, o alerta veio do próprio senador Paulo Rocha e encontrou reverberação entre os demais. Apesar de ter retirado a redução de jornada e salários dos serviços públicos da PEC Emergencial, as propostas voltarão com força tanto na reforma Administrativa, quanto em outras proposições já tramitando nas Casas. A avaliação é que esse foi um compromisso assumido por Bolsonaro junto a setores financistas da economia. E Guedes deverá entregar essa fatia lucrativa dos negócios públicos, ao “Estado Empreendedor” que o governo defende.

Outro ponto que preocupa o grupo é a manutenção, ainda na Emergencial, do congelamento de salários e promoções, além, é claro, do que pode ainda ser prejudicial vindo através de emendas da base do governo. Nesse cenário, o grupo avalia a intensificação da mobilização a partir de estratégias legislativas em várias frentes, como o voto em separado e o destaque de pontos específicos.

Em sua fala, Policarpo defendeu o voto em separado e a necessidade de centrar fogo na desvinculação do auxílio das questões fiscais, não só na PEC Emergencial. Ele sugeriu ainda aos parlamentares e assessorias, a apresentação de emenda com esse fim. Acompanhe:

O grupo definiu ainda que fará encontros semanais com o objetivo de atualizar a discussão e as informações e ajustar a estratégia de ação.

Fenajufe