Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe participa de reunião com a Fenajud e entidades parceiras para organizar luta contra reforma administrativa

Entidades organizam ato simbólico na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 10 de maio

A Fenajufe participou, na manhã dessa quarta-feira (5), da reunião organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) com objetivo central de organizar a unidade na luta contra a reforma administrativa (PEC 32/20), pela vacina para todos e auxílio emergencial de R$ 600. Os coordenadores Edson Borowski e Fabiano dos Santos representaram a Federação no encontro.

Além da Fenajufe, participaram da reunião a Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp), Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

A Fenajud convidou as entidades para um ato simbólico contra a PEC 32/20 em Brasília, na próxima segunda-feira (10), às 14h, na Esplanada dos Ministérios; no ato, serão entregues cestas básicas à população, uma vez que o auxílio ínfimo do governo não é suficiente. Além disso, os dirigentes propuseram a construção de um dia nacional de luta com um apagão no serviço da Justiça e demais setores do funcionalismo – data que ainda será discutida nas bases.

Consenso entre os presentes, no entanto, foi participação das entidades na atividade do dia 10 de maio em defesa do serviço público e contra o desmonte do Estado proposto pela PEC 32/20. O País ultrapassa, hoje, a marca de 410 mil mortes por Covid-19 e 14,9 milhões de infectados. A prioridade do governo deveria ser o combate à pandemia.

O coordenador Edson Borowski falou sobre o curso de formação de lideranças que a Fenajufe promove desde março, dedicado à reforma administrativa e administração pública, para qualificar os servidores para o debate a respeito da PEC. Borowski informou, ainda, que no dia 15 de maio a Federação realizará Reunião Ampliada com os Sindicatos e reforçou a estratégia que a Fenajufe já adota de foco total nos deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, pressão nas bases e campanhas de mídia.

Já o coordenador Fabiano dos Santos relatou como o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) também discute a construção de um enfrentamento amplo contra a PEC 32/20. Fabiano citou o dia 19 sugerido pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) como um dia de mobilização e destacou esse acúmulo de forças como estratégia: Judiciário no dia 10, Educação no dia 19, buscando um ponto de confluência para os demais setores do funcionalismo.

Pressão na CCJ

A CCJ iniciou os debates sobre PEC 32/20 na comissão. Ao todo, serão sete audiências públicas até 14 de maio. A Fenajufe participou do debate na última segunda-feira (3) e orienta pressão máxima sobre os membros da comissão com mensagens no e-mail, nas redes sociais e Whatsapp:

Acesse aqui a lista com as redes sociais dos membros da CCJ

Acesse aqui a lista com a posição dos deputados sobre a PEC 32 e lista de e-mails

Acesse aqui o Na Pressão e envie mensagens no Whatsapp dos deputados

Petição online

Reforçando a mobilização contra a Reforma Administrativa, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público divulgou petição pública colhendo assinaturas. O documento é endereçado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL). Para assinar a petição online, acesse AQUI

Fenajufe