Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe participa de audiência pública sobre segurança do processo eleitoral e violência política

Mais uma vez, a Fenajufe participou de debates sobre a segurança nas eleições e o sistema eleitoral brasileiro que tem sido alvo de informações falsas e fake news. O convite foi feito pelo deputado Pedro Uczai (PT/SC).

O debate ocorreu na tarde desta terça-feira (30), na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados. O coordenador Manoel Gérson representou a Federação.

Para o coordenador, essa é mais uma importante atividade em defesa das servidoras e servidores da JE e da democracia que a Fenajufe e diversas entidades do mundo jurídico, sindical, social e religioso, participam. Segundo ele, “o clima de violência política ronda nosso trabalho, nossa integridade e também o espaço democrático, merecendo repúdio e medidas concretas de garantia de segurança para trabalhar e para exercer a cidadania”.

Assista na íntegra a participação do coordenador:

Além da Fenajufe, outras organizações integrantes da Coalizão em defesa do sistema eleitoral também participaram do evento. O ponto em comum foi a defesa da democracia , o direito ao livre exercício do voto e de eleições tranquilas. São elas, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD, Associação de Juízes para a Democracia – AJD, Coletivo Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, para citar algumas.

O tema tem gerado muita preocupação principalmente para servidoras e servidores da Justiça Eleitoral que se sentem inseguros para o desempenho de suas funções diante do clima hostil gerado pelos constantes ataques.

A Audiência Pública tirou como encaminhamento a construção de um documento a ser entregue ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes e ao ministro da justiça e segurança pública Anderson Torres, nos moldes do que a Fenajufe aprovou no Eneje, cobrando ações que possam garantir o pleno exercício da cidadania de brasileiras e brasileiras nas eleições gerais 2022.

Na última semana a Federação se reuniu com o diretor geral do (TSE), Rui Moreira, para tratar do tema entre outros pontos. Os dirigentes cobraram ações efetivas do Tribunal que possam garantir segurança não apenas para trabalhadoras e trabalhadores como também para todos os envolvidos no processo eleitoral, como mesários e eleitores.

Na ocasião a coordenadora Fernanda Lauria e o coordenador Edson Borowiski reforçaram apelo para que o TSE apresente soluções normativas para suspenção do porte de armas de fogo nos dias de eleição e proibição da venda de bebidas alcóolicas (Lei Seca).

Fenajufe