Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Fenajufe: 28 anos de luta pelos direitos da categoria do PJU e MPU

A Federação completa 28 anos de fundação na terça feira (08). Criada em 1992, a Fenajufe carrega um histórico de luta em quase três décadas de existência. Nessa jornada em defesa de toda a categoria, muitos foram os percalços, mas também muitas são as vitórias.

As ações vitoriosas protagonizadas pela entidade fizeram dela a maior organização sindical da categoria do PJU e MPU. Sua representatividade está em todo o País. Ao todo são 29 sindicatos filiados espalhados nos vários estados brasileiros. Com atuação marcante desde o início por defender condições dignas de trabalho e de salário para todos e todas a Fenajufe mobilizou os servidores numa grande greve em 1996. A mobilização resultou na mais significativa conquista da categoria , que foi a implementação do primeiro Plano de Cargos e Salários (PCS). O feito é o maior símbolo de valorização da carreira do PJU.

O presidente da Federação Nacional Das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf) Neemias Ramos Freire, participou da fundação e falou da relevância da entidade como ferramenta de luta dos trabalhadores do judiciário e MPU. “Talvez nem todos tenham a dimensão do que éramos antes de existir a Fenajufe. Hoje a maioria dos servidores em atividade entrou depois de sua criação, já há 28 anos, e talvez não compreendam a sua importância. Mas nós que testemunhamos seu nascimento temos certeza de que foi determinante para a maioria das conquistas que hoje lutamos para defender”., orgulha-se.

Madalena Nunes, diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí ( Sintrajufe-PI), fez parte da primeira diretoria executiva. Ela fala ter sido uma honra participar da construção da Fenajufe e que foi uma “ batalha grande e vitoriosa” mas reconhece as dificuldades do momento atual. Ela ressalta que a Federação não deve perder a história. “Derrotar o renascer da direita fascista é olhar para o passado e perceber o quanto foi difícil derrotar a ditadura. É uma luta grande, mas acredito que vamos vencer. E a Fenajufe precisa retomar a história na mão. Não será fácil, mas venceremos”

Fernando Guimarães, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco (Sintrajufe/PE) e também ex diretor da Fenajufe relembra o protagonismo da Federação em defesa da Justiça do Trabalho e contra as reformas neoliberais do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). O dirigente destaca a conquista do Plano de Cargos e Salários (PCS), “foi um marco”. Para finalizar, parabeniza a entidade pelos 28 anos de lutas e vitórias e faz críticas à” política divisionista” que ronda a categoria.

Para Guimarães, foi a unificação com os trabalhadores do Ministério Público da União (MPU), a representação de todos os ramos da Justiça e união que a Fenajufe obteve as maiores conquistas. “A divisão não é nada interessante. Uma vez que unidos enfrentamos as maiores dificuldades e conseguimos vitórias, esse racha, essa divisão é muito prejudicial ao movimento e a história desta Federação”. Enfatiza.

Por todos esses anos a Fenajufe é reconhecidamente como a única entidade representativa de todos os segmentos das carreiras do PJU e MPU não só no Brasil como também na América Latina.

Fenajufe, 28 anos de história construída na defesa intransigente dos direitos da categoria!