Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Em reunião com Carlos Lupi, Fenajufe e Sisejufe discutem Pec 555, EC 103, PLP 189 e outras pautas importantes

A Fenajude participou conjuntamente com o Sisejufe/ RJ de reunião nesta tarde de segunda-feira (13), com o ministro do trabalho e Previdência Social, Carlos Roberto Lupi.

Pela Federação participaram os representantes da “Cooordenação de Opressões”, Lucena Pacheco, de “Assuntos de Aposentadorias”, Fabiano dos Santos e Soraia Marca e da “Coordenação de Carreira”, Roberto Policarpo.

Ao ministro,os dirigentes levaram questões antigas como a PEC 555/2006, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas , a EC 103/2019 que trouxe uma série de modificações ao sistema previdenciário brasileiro como novas idades de aposentadoria, novo tempo mínimo de contribuição e regras de transição para quem já é segurado.

Além dos temas citados,os dirigentes apresentaram outros pontos de pauta como o PLP 189/2021, que cria no INSS a unidade gestora única do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores federais e ainda outros que são demandas específicas da categoria,Quintos/VPNI/GAE,NS, Polícia judicial entre outros.

Sobre os pontos apresentados referentes aos assuntos de aposentadorias,Carlos Lupi destacou que já solicitou por meio de sua assessoria parlamentar a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Pública para discutir todas as questões da pasta, que ficaram esquecidas durante o governo anterior.

o ministro foi bastante receptivo e deixou um canal de diálogo aberto com os servidores e ressaltou que sempre defendeu a causa dos servidores públicos e disse que “o Estado não funciona sem o serviço e sem servidores públicos.”

Os coordenadores pediram apoio ao novo ministro e entregaram pareceres técnicos com as questões que foram abordadas.