Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Em Plenária da Fenajud, Fenajufe denuncia reforma administrativa e destaca importância de participação no 19J

Protestos nas ruas no próximo fim de semana enfraquece base do governo na Câmara e dificulta aprovação da reforma.

A tarde desta quarta-feira, 16, foi de mobilização e militância digital contra a reforma administrativa – PEC 32/20 – durante uma Plenária Nacional organizada pela Fenajud, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados. A Fenajufe foi painelista, com participação dos coordenadores Edson Borowski e Roberto Policarpo.

A plenária contou com a presença de deputados denunciando os prejuízos que a reforma trará à população, ao atingir diretamente a oferta e qualidade de serviços públicos essenciais como Educação, Saúde e Justiça.

Já na fala de especialistas, evidenciou-se as mentiras contadas pelo governo na defesa da nefasta proposta, como os mitos já denunciados acerca dos servidores e servidoras. É o caso das comparações entre as remunerações do setor privado com o setor púbico, em sua maioria impossíveis de se fazer, mas ainda assim, propagandeadas. Atividades exclusivas como Agentes de Saúde e Endemias não tem similares na iniciativa privada e ainda assim, são citadas.

Em sua participação, o coordenador Edson Borowski analisou os impactos das reformas já sobre os atuais servidores, como no caso das aposentadorias futuras que serão comprometidas pela não entrada de novos servidores, dentre outras, o que, por si só, já justifica a denúncia diária dos efeitos da reforma a toda categoria.

Também Roberto Policarpo atacou os prejuízos da reforma para os serviços públicos e traçou o cenário de agravamento social que a reforma trará, num país já destroçado pelo desemprego de mais de 15 milhões de trabalhadores, crescente desde o golpe jurídico-parlamentar que levou Michel Temer ao poder e desaguou na eleição de Jair Bolsonaro. Policarpo lembrou da importância de uma grande demonstração de força na mobilização do próximo sábado, crucial para enfraquecer o governo e a base aliada no Congresso, dificultando até mesmo a tramitação da reforma na casa.

19J

No próximo sábado, 19 de junho, o país volta às ruas pedindo a queda de Jair Bolsonaro e em defesa de vacinas para todos e todas, de auxílio-emergencial digno e contra a Reforma Administrativa. Os atos programados já em mais de 240 cidades e no exterior terão início na sexta-feira, 18 e continuam em todo o fim de semana.

A Fenajufe orienta ainda que além da mobilização do 19J, as entidades pressionem os deputados que integram a Comissão Especial, em suas bases eleitorais. Denunciar que estes deputados trabalham em Brasília para acabar com a Escola Pública e o Hospital Público, prejudicando principalmente os mais pobres.

Fenajufe