Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Em entrevista de webradio, coordenadora fala sobre os efeitos negativos das PECs 32 e 186

Na última quarta-feira (2), a coordenadora de comunicação e imprensa, Lucena Pacheco concedeu entrevista para a Agência RadioWeb sobre os impactos negativos que os projetos de reforma do governo Bolsonaro vão trazer para a sociedade. Lucena falou sobre os perigos que a redução da carga horária dos servidores e servidoras propostos na PEC 186 e do desmonte do estado como real proposta da reforma administrativa.

Para Lucena é fundamental que a população saiba que com a diminuição da jornada, os serviços essenciais como saúde, segurança, educação e Justiça vão piorar. Ela reafirma que os mais pobres e que dependem exclusivamente do estado para ter acesso a esses serviços serão os mais prejudicados.

A redução de 25% de carga-horária vai gerar um impacto negativo ao reduzir jornada de médicos, professores, de profissionais da segurança pública, entre outros. “Precisamos entender essa relação, a redução de jornada passa pela redução do atendimento e o que defendemos é a ampliação do expediente, o ideal é que se possa ter os atendimentos nos horários em que a população precise, com o servidor trabalhando em turnos contínuos”, conclui.

Para se ter uma ideia dos prejuízos, caso a PEC Emergencial seja aprovada, cerca de 9 milhões de processos judiciais poderão ficar parados já em 2021. Em média, a redução do número de servidores nas varas Cíveis, Trabalhistas e Criminais, seja na esfera federal ou estadual, será de cerca de 44%. Milhares de pessoas ficarão sem acesso à justiça. Somando-se a isso, milhares de brasileiros não terão atendimento médico, nem à saúde ou educação.

A entrevista repercutiu nacionalmente e é resultado das ações promovidas pelo Movimento a Serviço do Brasil( MSB), que visa levar informações e esclarecimentos para a sociedade sobre os reais efeitos de todas as propostas de reforma do governo Bolsonaro. Com foco principal em campanha midiática o MSB é composto por trinta entidades de defesa do funcionalismo público e representa 400 mil servidores das três esferas. Suas ações tem alcance cada vez maior .

Sobre a Reforma administrativa, a coordenadora falou da importância do papel do MSB em alertar a população sobre a verdadeira intenção por trás da reforma. “O que virá será uma sociedade com muito menos direitos e aumento da desigualdade já aprofundada nos últimos anos, além de abrir brechas para as privatizações”

As atividades do Movimento a serviço do Brasil podem ser acompanhadas pelo site da Fenajufe ou nos endereços do Movimento:

Site: www.aservicodobrasil.com.br

Facebook: @aservicodobr ou https://bit.ly/389mwRG

Instagram: @aservicodobr ou https://bit.ly/2I5jQtE

Twitter: @aservicodobr ou https://bit.ly/2JCLyi9

Youtube: https://bit.ly/3fgvDSk

Grupo de WhatsApp: https://bit.ly/32bgnkf

Fenajufe