Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Covid-19 fez dobrar número de mortes de servidores do TRT-11 em um ano

Recente levantamento do SitraAM/RR mostra que a Covid-19 foi responsável por mais que o dobro dos óbitos de servidores do TRT-11 no período entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021. De acordo com os registros do sindicato, 34 servidores faleceram no período. Destes, apenas dez foram por outras causas que não a Covid, enquanto outros 24 morreram em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus. 

A triste estatística pode ser observada desde o último ano na página oficial do SitraAM/RR no Facebook, onde as informações sobre a categoria dividem espaço com diversas notas de pesar pelas perdas de servidores aposentados e ativos em função da Covid-19.

“A cada colega de trabalho e amigo que se foi, nós nos tornamos mais enfraquecidos, não por sermos pessoas fracas, mas por estarmos perdendo a raiz que nos prende ao nosso ambiente de trabalho”, afirma Eusa Braga, vice-presidente do SitraAM/RR. 

Neste momento difícil, Eusa direciona palavras de conforto a todos que sentiram, de alguma forma, essas perdas. “Nossa homenagem aos amigos e parentes de nossos companheiros que aqui estiveram e que hoje habitam outra dimensão. Todos estão sempre em nossos pensamentos, e, com certeza, embora não possamos vê-los, sabemos que vez ou outra eles nos inspiram e acompanham”. 

A última morte comunicada ao SitraAM/RR foi a do servidor aposentado Fernando Alves Vieira, ocorrida em 28 de fevereiro deste ano. Na função de agente de segurança, o servidor protegeu o TRT-11 por anos, e agora se tornou mais um que deixará saudades eternas para o tribunal. 

Servidores na crise sanitária

Não é possível falar dos servidores que perderam suas vidas durante a pandemia sem lembrar os ataques recorrentes que a categoria tem sofrido em toda esta crise. No último dia 4, a Proposta de Emenda à Constituição n.º 186 (PEC Emergencial) foi aprovada no Senado Federal. 

A medida permite que o poder público federal, estadual e municipal congele o salário dos servidores e proíba concursos, caso os gastos do Executivo se aproximem do teto do orçamento previsto. O objetivo da PEC é agradar banqueiros e, segundo o governo federal, viabilizar o pagamento do auxílio emergencial por mais alguns meses, embora com menor valor e para um número reduzido de pessoas. 

Servidores na vacinação

A Covid-19 ainda não tem remédio comprovadamente eficaz para a prevenção ou tratamento da doença, no entanto, vacinas estão sendo aplicadas desde o final do ano passado em diversas partes do mundo. O objetivo é reduzir a taxa de contágio da doença e o número de mortes. 

O SitraAM/RR tem cobrado constantemente o aumento do alcance da vacina para toda a população, assim como ajudado nos trabalhos do Gabinete Permanente de Emergência da Covid-19 do TRT11 em relação às ações para retomada futura das atividades presenciais no Amazonas e Roraima, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança recomendados pelas autoridades de saúde.

No Brasil, a vacinação iniciou em 2021, em meio a negacionismo científico. Por causa disso, o Projeto de Lei 5649/20 quer tornar obrigatória a imunização de servidores públicos federais, estaduais e municipais.
 Caso negue se vacinar, o servidor estará sujeito a penalidades administrativas.  O PL está em análise na Câmara dos Deputados.