Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

2ª Plenária Nacional de Organização das Lutas Populares reúne mais de 400 participantes

Unanimidade é por unidade na luta contra a Reforma administrativa e as políticas do governo fascista e genocida de Bolsonaro

A Plenária teve início com uma belíssima homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, feita por mulheres do Movimento Sem Terra (MST). Com uma totalidade de 426 entidades participantes, o evento fez uma abordagem panorâmica da conjuntura atual e reforçou a necessidade de união na luta em defesa da vida negligenciada pelo governo e pela valorização do serviço público.

O Coordenador Roberto Policarpo participou da atividade e considerou uma plenária vitoriosa. Para o dirigente a quantidade de participantes demonstra o crescimento de insatisfação da sociedade com o descaso e irresponsabilidade de Jair Bolsonaro com a condução do país e a retomada da mobilização unificada com todas as categorias do serviço público, sociedade civil e movimentos sociais.

As entidades representativas dos vários segmentos trouxeram pluralidade e diversidade para o evento. Todas tem como consenso, o fortalecimento da unidade para derrotar as propostas de reformas e combater a destruição dos direitos não só dos servidores públicos, mas de toda a classe trabalhadora como um todo.

O debate foi uníssono em defender vacinação suficiente para todos e todas, o retorno do auxílio emergencial digno, a valorização dos serviços, da vida e dos direitos humanos. A plenária ressaltou que o período de pandemia fez aumentar o número de pessoas em situação de pobreza no país. A fome voltou a ser realidade na vida de milhares de pessoas. Do lado dos mais atingidos estão as mulheres, os negros e demais trabalhadores que perderam seus empregos de carteira assinada.

Policarpo afirma que é extremamente importante aproveitar esse momento em que o repúdio da sociedade contra o governo aumenta para mobilizar os quatro cantos do país no sentido de impedir a retirada de direitos dos servidores e servidoras e garantir serviços de qualidade para a população. É necessário manter e fortalecer a união contra a Reforma Administrativa e as políticas que provocam o desmantelo do estado. O coordenador orienta atenção e participação nas atividades sugeridas no calendário apresentado na plenária.

Calendário:

04/03- Dia de Mobilização Nacional das Centrais e dos trabalhadores das estatais

07-/03 – Live Nacional Unificada do 8 de março (à tarde)

07 a 14 /03 -Jornada Nacional Feminista (8M)

8 a 22/03 – Jornada de Luta do MAB – Movimentos dos Atingidos por Barragens

14/03 – Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios e pela vida

17/03 – Bandeiraço e Faixaço da Jornada Nacional em defesa do serviço público

22/03 – Dia mundial da Água

24/03 – Dia Nacional de ALERTA em defesa da educação escolar básica, pública e estatal – (Convergir nesta data como Dia Nacional de Mobilização)

28/mar – Dia Nacional de coleta de Solidariedade (articulada com à campanha ecumênica da fraternidade das igrejas cristãs)

7/04- Jornada Mundial anti-imperialista pela vacina para todos: denúncia dos governos de países ricos e dos laboratórios.

7 a 11/04 – Jornada em defesa da vacina, do SUS e da saúde do povo.

17/04- Mobilizações do Dia internacional de luta campesina.

1/05- Mobilizações do Dia do Trabalhador

Um Manifesto Unitário está sendo construído e posteriormente será encaminhado para a organização da plenária. As entidades que quiserem podem acrescentar ou sugerir alteração no texto. Basta enviar para o correio eletrônico:respirabrasil@mobiliza.online até o dia 10 de março conforme link:

Manifesto https://www.fenajufe.org.br/images/manifesto_respiraBR.pdf

Calendário proposto pela Plenária Nacional de Todas as Frentes, com datas unitárias. acesse:

https://www.fenajufe.org.br/images/pdf

Fenajufe